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Analise SEO da DEAT para Websites

Análise de SEO da DEAT para Websites

Como a Análise de SEO da DEAT para Websites funciona?

A análise de SEO(analise para otimização dos motores de pesquisa ou otimização de mecanismos de busca) é feita para encontrar o ponto certo entre o conteúdo que seu site mostra e como seu público procura por ele.

Infelizmente a maioria dos sites é feito com foco na visão pessoal de seu proprietário sobre seu produto ou mercado que ele atua. Apesar de serem especialistas em suasinvenções” e empresas, falta para maioria desses profissionais e empresários o feeling para o mercado atual que procura o produto dele pela Internet.

Quando estamos tão envolvidos com um assunto, é natural que nossa opinião sobre, ou o conhecimento dentro dele seja clara como a água, é lindo isso em nosso “Universo“, mas para seus clientes isso não é bem assim!

Aqui na DEAT somos obrigados a trabalhar com outra perspectiva de inicio, ter a neutralidade sobre assuntos é a melhor maneira de casar nossos clientes com as vendas. Ser neutro da a seus clientes o poder de opinar e esse feedback é essencial. Posicionamento vem depois.

Normalmente fazemos briefings completos com o cliente para descobrir o que ele faz direitinho, temos a mania de nos intrometer na malha fina que há entre seu negócio e as vendas, e descobrir exatamente o que as pessoas fazem para chegar até você ou seu produto, mas vamos muito além dele dentro das camadas de publico e hábitos.

Nesses anos como analista, eu Manoel Alexandre, com a DEAT, observei meios de consumo e personalidades de todos os tipos, assim como todo ser humano que tem um celular na mão, como eles interagem com o conteúdo. E no meio desse estudo foquei em algo que me ajudou muito:

A pergunta certa, aprofundando a analise de SEO!

Sim, a pergunta certa, parece simples, mas acompanhem o raciocinio. Precisamos desenvolver uma grande sensibilidade para observar o que acontece ao nosso redor. O trabalho de SEO pode começar assim, a resposta na sua essência à pergunta dentro da pergunta:

  • O que meu cliente quer?
    • Como meu cliente quer?
      • Ele esta recebendo o que quer?
        • quem entrega melhor que eu?

E assim continua, e mesmo com todas as respostas, até quando você gerar a primeira venda, as perguntas nunca param. E você não deve elaborar muito, seja sucinto, pois pode ser mel, nabo, coxinha, não importa o que o seu cliente pense sobre o produto, o que vai separar todas estas perguntas da que realmente faz a diferença é:

“O que destaca meu produto das outras empresas?”

Todas as outras perguntas, você deve responder sem problema nenhum e até pode elaborar um arsenal de respostas, colocar todas as vantagens possíveis, qualidades, atributos e até incluir perfumaria, construir uma persona completa, mas nada disso vai levar a sua resposta para o cliente.

O que é necessário para “DESTACAR SEU PRODUTO” é que as pessoas saibam que ele existe!

E este é o trabalho feito pelo analista de SEO dentro da analise de SEO. Sem isso todo seu esforço é “Fiz tudo isso e não tive nenhum resultado“. Mas não se preocupe, todo material é armamento para o que estar por vir. Foi seu aprendizado e aqui tem mais um degrau.

O COMEÇO

Estas perguntas são essenciais, com essas perguntas, você irá começar a captura de dados e a busca de termos. Para trazer seu público, tudo que está relacionado com estas perguntas, essencialmente, precisa ser respondido. Com elas você faz a base de dados para dar inicio ao trabalho.

O OBJETIVO

Hoje em dia seu cliente é curioso, às vezes articulado, se tornando “esperto” com o conhecimento adquirido na Internet. Para ele tudo sobre o objeto de desejo no caso, o seu produto é relevante, não faltam especialistas e não existem fronteiras. Por isso você tem que ser mais Articulado e Realmente mostrar a relevância que ele procura, como eu custumo problematizar para explicar, aqui vai meu exemplo não simplificado:

FALE TUDO

O universo que você abriga, o conhecimento na sua mente, sobre todas as possibilidades de uso e curiosidades hoje em dia, podem ser expostos por você ou, seu concorrente. Nesse universo digital, ganha quem conta melhor essa história!

O Especialista é a FERRAMENTA

Você abriga a complexidade necessaria, seu cliente quer saber, devorar ela e falar pra todo mundo. O mundo gira com informações, quanto mais melhor, “Micro-especialistas” surgem mais rapidos do que pacotes de problemas para os técnicos de servidores que vomitam essas informações mas, o que vai diferenciar você de todos nesta geração digital é, no meio de toda essa informação, ter a certa!

Cenário atual – Mecanismos de pesquisa e empresas de tecnologia.

Internet God Blessing DEAT
Watch the moment when DEAT Articles were blessed by the “The Internet God” to shine above you guys on the internet!

Na Internet , o imenso centralizador – “GOOGLE” – senhor de toda pesquisa e juiz da relevância, é a peça chave para você começar o aprendizado sobre o multi-verso que abriga as chaves necessárias para as portas deste caminho.  (“MOMENTO ÉPICO“)

Todos os mecanismos de pesquisa praticamente tentam, dentro do possível, utilizar os métodos estabelecidos pelo gigante, já nós, meros mortais, observamos esta guerra, oferecendo pipoca para todos e, batendo de porta em porta para mostrar esta realidade insana com ensinamentos básicos sobre onde a “humanidade se encontra”. Mas não se preocupe, empresas como a DEAT criam meios para aproximar você, sua empresa, serviço ou produto, do mercado.

Como principal arma desta guerra em um mercado que não apenas cresce, esmaga competidores, estão os termos de pesquisa. Pequenos soldados de forjados por sintaxes “perfeitas”, assimiladas da população que vomita palavras como “aiphone”, “bolo de cenoura” ou “DEOKINDADI“(The Walking DEAD).

Identificando o alvo

“Ou seja, termos são convenções, palavras continuamente jogadas em um site como, por exemplo, o GOOGLE?”

Sim, e contadas friamente, por sua quantidade de vezes repetidas por usuários de todos os cantos.

Depois de catalogadas por um algorítimo automático, são enviadas para sistemas de venda que, primeiramente criam o que chamamos de “vínculos” e adicionam os termos catalogados em “públicos específicos”. Após isso, essa biblioteca é disponibilizada para usuários finais. Devido ao “desejo”(quantidade de procura por você e seus concorrentes para aquele tipo de atividade onde elas estão sendo relacionadas com) é determinando o valor do termo (palavra ou frase) e com a competição na compra de cliques é feito o “leilão online”. Quem paga mais aparece primeiro na busca!

Mas não se aflija! Apesar de tantos competidores e a concorrência estar sempre investindo também, tem espaço para todos, para aparecer no meio deles é simples, você precisa saber quanto seu concorrente investe em cada termo!

Mas com tantos termos, como vou saber disso?

Normalmente são horas de trabalho, pesquisa e estudo, isso para conhecer cada ferramenta disponível no mercado e como cada “ROBÔ”(Crawler) se comporta no seu site e como você deve mandar ele interagir com ele. Mas não se assuste, se você não tem tempo, é simples, no meio deste universo tem um equalizador, o analista de SEO, que identifica todos os termos necessários para afunilar no meio dessa bagun… busca, os termos corretos e quanto seu concorrente investe e, em alguns muitos casos, concorrentes.

Com muita facilidade, um profissional competente no meio consegue em questão de minutos nivelar seu conhecimento, o único problema é, todo dia e às vezes toda semana, mês ano, esses termos mudam. Felizmente para nós analistas os seres humanos vivem de mudanças, mas para nossos clientes o investimento é constante.

Para quem pensou que ia encontrar uma solução milagrosa ou uma “fonte da eternidade” do SEO aqui, sinto muito em te decepcionar, porque realmente é um caminho penoso e quem gosta de projetos simples deveria comprar um espaço em alguma praia e vender coco, de um analista para você, em temporada de turismo é um negócio garantido!

Como um analista faz tudo isso?

Em um espaço tão grande para erro, alem de uma boa analise de SEO são necessárias técnicas, scripts e algorítimos, normalmente uma planilha e uma equipe de desenvolvedores pode te ajudar, mas no geral é praticamente ver dados, instalar “scripts” e ficar de olho nas paginas dos sites de seus clientes. Toda ferramenta te ajuda com uma informação diferente, todo resultado te mostra sucesso ou mudança. Neste universo de pequenos picos em uma linha que deve ser mantida constantemente subindo, os sinalizadores para entender comportamento de público são as quedas.

Cada formato de gráfico mostra uma situação, e você deve saber analisar isso. Existem falsos positivos, como gráficos alanvacados, mas sem retorno em vendas ou em objetivos traçados para as ações que você vendeu a seu cliente. A melhor maneira de encarar um gráfico é, se ele se comportou positivamente em relação à estratégia que você se dispôs a usar em seu site.

No período de uma semana, após você escolher um conjunto de termos, você poderá observar através de Google Analytics e outras ferramentas como Jetpack as paginas engajadas pela audiência e as repercussões monetárias em seu negócio. Com estas informações podemos determinar:

  • Falha
  • Vaidade
  • Crescimento

FALHA

Como o nome diz, a falha ocorre quando você escolheu os termos errados, construiu uma campanha dentro de alguma ferramenta como GoogleAds, por exemplo, e não obteve, visitas, nem retorno. Muitas vezes isso ocorre porque você apontou errado sua arma, utilizou os termos errados de sua analise de SEO. Para que você possa direcionar isso da maneira certa, você deve avaliar do início, os termos da campanha com o conteúdo da pagina que você esta enviando seus clientes à!

Muitos erram colocando o termo muitas vezes em uma pagina vai trazer sucesso. Outra FALHA, o que seu cliente precisa ver ao entrar em sua pagina, além dos termos certos, são os pontos apontados acima, as respostas para as duas perguntas que vimos no começo.

Na sua campanha um chamariz tem que ser estabelecido, seja ele um valor como, por exemplo, “Fazemos ANÁLISE DE SITE simples por R$ 1.500,00”, e na descrição do anúncio “Seu retorno é garantido com a ANÁLISE DE SITE da DEAT, especialistas que pensam muito e falam até mais do que eles sabem”, como apenas um exemplo, você deve ser criativo, às vezes preciso e em alguns casos divertido, se você tiver uma funerária, não. Outra dica que vai de graça aqui pra você. Conhecer seu público é a melhor maneira de evitar a FALHA e mostrar a ele que você é a pessoa certa para o negócio e o porque, garante sucesso!

VAIDADE

Vaidade é mais complicado, pois é um pouco broxante, ver tudo aquilo subindo no gráfico, mas sem resultado algum monetário ou nenhum objetivo traçado conquistado.

Não fique triste ainda, pode ser um bom sinal. Existem casos em que, resultados de vaidade direcionados para pontos certos acabaram se tornando em casos de sucesso. Muitos deixam de observar que, se existe uma grande aglomeração de dados, e você tem um público entrando em seu site, às vezes pode ser uma oportunidade. Se você tem como atender um público carente com algo que você tem poder sobre, use. Crie a oportunidade.

Agora matando o otimismo. Caso você não tenha o que fazer com aqueles dados, venda. Se você não tem como atender, mude.

Em muitos casos, vaidade é bom, mas ter pessoas entrando em sua loja e não concluindo compras podem ser sinalizadores profundos de FALHA. Seja ela no valor do seu produto, na descrição, ou técnica(algo em seu site pode estar quebrado). Vaidade é um bom sinalizador para essas 3 situações, mas uma analise de SEO deve se basear em resultados reais.

Observar é peça chave

Saber utilizar a informação é girar essa chave e abrir a porta. Em muitos sites já encontrei casos de falha no botão de pagamento, falta de imagens boas em produtos, falta de especificações técnicas de peso e dimensões impossibilitando o calculo de envio para os sistemas automatizados de correio, entre outros milhares de pequenos erros que fizeram o cliente correr do site antes de concluir sua missão. Saber identificar esses problemas, e utilizar um gráfico de vaidade para apontar a fonte é vital para todo analista e todo profissional que trabalha neste ramo.

Evitar isso é mais fácil com clientes utilizando seu sistema. Erros são comuns, identificar eles rápidamente é sua função, seja você dono, empreendedor, empresário ou investidor, todo olhar é único. Seu problema não vai ser resolvido brigando com sua equipe ou discutindo os poréns. O tempo que você leva para encontrar a solução é mais necessário que o tempo que você leva para encontrar quem e quando foi cometido o erro. Seu pensamento e foco devem estar sempre no sucesso, para isso, problemas devem ser destruídos! Solução é a ferramenta e Sucesso é o resultado. Aprenda a destruir problemas! Não pessoas.

CRESCIMENTO – O Resultado final da Analise de SEO

Agora você está no caminho certo, você conhece seu público, entregou o que ele procurava e, no meio de tantos concorrentes o seu ouro se tornou o “mais pesado e mais brilhante”! Você esta pronto para começar.

Sim, começar. Gráficos de crescimento são uma das melhores sensações conquistadas por analistas de SEO. Mas é aí que o trabalho começa. A fase de pesquisa foi apenas treino, encontrar suas falhas e corrigir elas, dividir o público da vaidade e criar um funil certo dentro da métrica que você precisa, tudo isso foi apenas um exercício. Você tem agora o controle da análise de SEO e deve usar para começar a estabilizar e crescer horizontalmente. Deve procurar novos públicos, criar funis novos e perseguir uma equalização dentro de todas as áreas que o seu serviço ou produto tem como mercado.

Normalmente agora você deve se preocupar com a criação de novas campanhas, novos produtos e novos mercados. Repetir todo o processo inicial e continuar. E isso é o dia a dia de um analista, quando falamos de termos e público.

A partir dai é rotina, resultado, aprendizado e fazer ajustes. Você foca no CRESCIMENTO.

O que mais podemos aprender sobre SEO? – Marketing de posicionamento na internet(MPI)

Como toda ciência, estatistica é algo que deve ser levado a sério. O calculo das forças que agem neste universo de desejo e resposta estão em constante mudança. Algo que pode funcionar agora, amanhã é totalmente obsoleto. Existem hábitos, e hábitos mudam durante as gerações. Conhecer seu público é como foi dito, a chave. Saber como ele se comunica é necessário, descobrir como ele vai se comportar amanhã, isso é a nossa ARTE.

Termos são apenas o começo de uma analise de SEO, e a DEAT não pula nenhuma etapa.

A busca orgânica é algo construido diariamente e após o seu dominio das ferramentas e técnicas para reconhecer e encontrar os termos, você deve dominar a arte de engajar seu público. Ou como gosto de falar, criar “paginas de ataque“.

Agora algumas informações adicionais sobre a Analise de SEO e curiosidades!

Valor e utilização de uma “pagina de ataque”

Como gostamos de chamar aqui na DEAT, uma pagina de ataque bem construida e auxiliada pela analise de SEO é a garantia de retorno! Se as dúvidas e receios do cliente são sanadas totalmente, você garantiu uma conversão real!

Com elas você pode melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca gerando conversões, sejam para lead, uma compra, um envio de formulário, agendamento de consulta entre outros.
Segundo a definição de Pringle, a Análise de SEO é um número de atributos dentro da codificação HTML de uma página, que por sua vez eram frequentemente manipulados por provedores de conteúdo na Internet, tentando melhorar a própria classificação em motores de busca.

Fique esperto!

Devido a fatores que estão sob o controle exclusivo dos responsáveis por um site, os motores de busca(Google entre outros) continuaram a sofrer abusos e tentativas de classificações manipuladas. Portanto para fornecer melhores resultados a seus usuários, os sistemas de busca tiveram que se adaptar e assegurar que as páginas de resultados mostrem sempre os resultados mais relevantes durante uma procura, no lugar de páginas fúteis que apenas estão cheias de palavras-chave ou termos criados por desenvolvedores para exibirem páginas sem link, ou conteúdo. Estes fatos levaram ao nascimento de um novo tipo de motor de busca o SEO.

Analise de SEO da DEAT – O que é um sistema de busca orgânica

Através de um algoritmo do google, que leva vários fatores em consideração (mais de 200), ele busca oferecer a melhor resposta a seus usuários.

Entre os fatores está a correspondência de palavra-chave, onde o buscador analisa quais páginas contêm os termos relacionados com a busca do usuário.

Em uma busca onde os termos são “Assistência Técnica”, é mais provável que um site com a palavra-chave no título e no meio do texto, fique na frente de outro que tenha o termo apenas no final do artigo.

O contexto semântico também é avaliado pelo algoritmo, então a página que possui mais termos relacionados com o tema, terão mais chances de aparecerem no topo das buscas.

O Google consegue identificar qual a intenção da busca, a partir dos dados coletados durante anos, onde ele aprendeu com o comportamento dos usuários.

A intenção de busca se divide em três tipos:

  1. Informacional: o usuário busca aprender algo sobre o tema. Normalmente utiliza termos como: dicas, como, aprenda, o que, descubra ou por que.
  2. Transacional: agora o usuário já sabe o que deseja, mas ainda tem dúvidas para poder decidir. Os termos comuns são: barato, comprar, preço ou promoção.
  3. Direta: também conhecida como intenção de navegação, a busca é por algo específico e normalmente buscar pelo nome da marca. Agora ele também irá avaliar a reputação da marca.

Quando queremos entender quais as páginas de um website possuem os termos desejados, utilizamos os operadores avançados de busca para que o Google liste todas as páginas.

Conseguir posicionar o site nas primeiras posições da busca orgânica, representam um grande desafio para os profissionais, pois existem diversos fatores, como, por exemplo o que a concorrência está fazendo, e também o algoritmo  de procura está em constante mudança.

Como surgiu o termo SEO (Search Engine Optimization)

Existem três “propostas” para a origem do termo SEO:

A primeira vertente

Onde Bob Heyman juntamente com Leland Harden, definiram verbalmente esta palavra após melhorarem o posicionamento de um ‘website’ de um cliente, no qual isso foi relatado no livro “Net Results” em 1997.

A segunda vertente

E a vertente, e mais concreta que a primeira, é um post referenciado por Danny Sullivan, indicando um post SPAM feito na Usenet em 26 de julho de 1997, onde o termo Search Engine Optimization aparece.

A terceira vertente

Que é mais concreta e antiga, sugere que o termo é uma criação da Multimedia Marketing Group (MMG), empresa online de John Audette, que possuía páginas no início de 1997 que já mencionavam o termo Search Engine Optimization.

 

Matéria por: Wlelis Mauricio & Manoel Alexandre M M Quinto

O que o cliente pode esperar da DEAT no mercado atual como uma empresa digital?

  • Ideias criativas e conhecimento extenso sobre manobras e estratégias no mercado digital;
  • Criação de exibição clara e objetiva de conteúdo afunilado e garantido por BI;
  • Profissionais capacitados na área de SEO e SEM;
  • Especialidade em otimização de conteúdo;
  • Designer orientado e profissional com uma equipe em constante aprendizado;

O que o cliente pode esperar de um técnico DEAT?

  • Sigilo e profissionalismo;
  • Experiência, mais de 15 anos no mercado de manutenção;
  • Proatividade no processo de manutenção após conectado a máquina do cliente;

Por isso conte com a DEAT, podemos solucionar de maneira rápida e sem dor de cabeça.

Vocês têm outros serviços?

  • Assistência técnica de computadores para Campinas / SP em nossa central.
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Como a DEAT pode te ajudar?

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Sobre a DEAT

A Diamond Entropy All Technology é uma empresa de hospedagem, desenvolvimento de sites, hotsites  e gerenciamento de  SEO e SEM. Conhecida no mercado desde 2010 pela manutenção, preditiva, preventiva e rápida de computadores, notebooks e mac.  Uma de suas vertentes é a assessoria técnica para compra de equipamentos a custos acessíveis.

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